Mármores e Granitos exóticos, a nova tendência do mercado
Mármores exóticos” e “Granitos exóticos”. Provavelmente não deve ter sido a primeira vez que você ouve (ou nesse caso lê) essas palavras. Donos de uma presença marcante e uma beleza sem igual, os materiais exóticos abandonaram a ideia de serem apenas tendência e se tornaram realidade no mundo do design e arquitetura de alto padrão. Mas o que ainda fascina, é o que são esses materiais, e o que os torna tão diferentes dos outros.
Como a Top Mármore é pioneira em material exótico e sempre se orgulhou em trabalhar com essa categoria exclusiva, a gente te conta o nosso segredo! É só nos acompanhar nessa matéria!
Desvendando o mistério
Quando a gente fala de pedras, o papo sempre tem que ser longo e muito detalhado. Isso porque estamos falando de um material que foi criado pela própria natureza a centenas, talvez milhares de anos. Mas falando de uma forma bem resumida e simples, o segredo está na composição.
Alguns fornecedores desses materiais (que trabalham com a gente inclusive) gostam de dizer que os materiais naturais tendem a ser formados pelos mesmos minerais e nas mesmas quantidades. Mármores sempre são formados por calcário e Granitos sempre são compostos por feldspato e quartzo. E isso os torna materiais muito belos com composições fantásticas, mas, comuns. É exatamente nesse ponto que entra a principal diferença do material exótico. Ele é formado quando algum processo correu diferente do que se esperava.
Assim, podemos dizer que o material é exótico quando algo diferente acontece durante a sua formação. Essa diferença pode ser uma mudança na composição – diferentes níveis de minerais podem causar mudanças absurdas -, condições climáticas – alterações no clima podem gerar chuvas, e isso transforma o material em algo diferente – ou até condições naturais geológicas – terremotos, movimentações do solo e atividade vulcânica.
Não é atoa que o principal jargão de venda desse tipo de material é “esse material não existirá dentro de um período X”, já que ele realmente não voltará a existir.
Entendendo os padrões
Como dito acima, esses materiais trabalham com o imprevisível e com formas que muitas vezes chegam a ser misteriosas e hipnotizantes. Essa é a verdadeira essência dos materiais exóticos, trabalhar com cores diferentes, veios imprevisíveis e principalmente, um padrão visual inesquecível.
As cores desses materiais podem variar muito, pois eles são verdadeira obras de arte da natureza. Podem ser encontrados em cores básicas como preto, azul, verde e amarelo. Mas também podem ser encontrados em opções fabulosas, como prata, dourado, laranja, vermelho e outras tonalidades de cores mais básicas como o verde e o preto.
Assim como as pedras naturais, é muito importante verificar como esta a aparencia do lote atual, pois as diferenças podem ser tão grandes, que muitas vezes pode-se até desconfiar que não é o mesmo material.
Ou seja, peça para olhar uma foto do material presente no estoque ou para fazer aquela famosa “visitinha” na fábrica. Garanto que não vai se arrepender!